CHURRASCARIA FOGO DE CHÃO

Redução anual geral: R$ 21852

FICHA TÉCNICA:

Data: 215/02/2016

Responsável pelo estudo de Caso: Juliana Mendes

Qualificação do Cliente:

Churrascaria Fogo de Chão
Rua Sergipe,1208 – Savassi – BH/MG
Tel.: (31) 3227-2730

Responsável: Marcos (Nutricionista)

 


ROTINA DE TRABALHO ANTES DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA RESTOCLEAN:

  1. O sistema foi instalado, para melhorar a higienização dos espetos utilizados na churrascaria;
  2. Antes da implantação do Sistema Restoclean, era utilizado um tanque elétrico com capacidade de aproximadamente 200L, diluía-se 1,5 kg de sabão Revel em pó, e então, os espetos eram imersos nessa solução e deixados de molho até que os resíduos amolecessem, processo que demorava bastante;
  3. Depois seguia o processo esfregação e enxague dos espetos, onde eram necessários dois funcionários. Esse processo não era eficiente, pois os espetos ainda ficavam com resíduos e sem brilho.

OPORTUNIDADE

– Higienização com aproveitamento e resultados 100%;
– Melhoria da produtividade e efetiva limpeza de utensílios;
– Redução de custos com água e produtos químicos;
– Preservação do meio ambiente cooperando para a sustentabilidade;
– Redução de aproximadamente 50% do uso e compra de desincrustantes;
– Redução em horas excedentes de mão de obra, ou melhor, aproveitamento;


NOVOS PROCEDIMENTOS – COM O SISTEMA RESTOCLEAN

  1. Retirada do excesso de resíduos alimentares dos espetos;
  2. Acondicionar os espetos no Sistema Restoclean;
  3. Após período aproximado de 1 a 2 horas, os utensílios são retirados;
  4. Enxágüe com uma esponja para a retirada da gordura amolecida;
  5. Sempre que necessário cliente lava filtros dos exaustores, pratos de porcelana, utensílios de inox (molheiras, baixelas, réchauds e GN’s);

RESULTADOS COM A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA RESTOCLEAN:

– Eliminação de 100% da gordura incrustada em panelas, filtros, chapas, tampas, grelhas e gn’s;
– Redução do tempo em que a torneira fica aberta para realiza o enxague do utensílio retirado do sistema, eliminando a esfregação para retirada de gordura. O que resulta em economia de água;
– Redução significativa no tempo de mão de obra empregada na esfregação do utensílio, uma vez que o utensílio passado no Sistema RestoClean a gordura e o resíduo se soltam sem esforço;
– Economia de utilização de outro tipo de detergente ou desincrustante para lavagem.

 


 DEPOIMENTO DA FUNCIONÁRIA RESPONSÁVEL PELO SETOR DE HIGIENIZAÇÃO

O sistema Restoclean trouxe uma melhoria muito grande com relação à qualidade da limpeza dos espetos, além da redução de esforço dos funcionários para executar essa atividade. Além dos espetos, fazemos a decapagem mensal de pratos e utensílios de inox, o que nos trouxe um ganho enorme, em termos financeiros, pois antes, os pratos manchados eram descartados por estarem fora dos padrões do estabelecimento, e o gasto com a reposição era muito significativa.

 


ESTIMATIVA DE REDUÇÃO MENSAL DE CUSTOS COM O SISTEMA RESTOCLEAN

Produtos Químicos

Tipo

Consumo Mensal antes do Sistema RestoClean

Consumo Mensal APÓS a implementação do Sistema RestoClean

Redução Anual com o Sistema RestoClean

Sabão Revel

42 kg

R$ 167,16

0 kg

R$ 2.005,92

Desincrustante –     Star Grill

100 Litros
R$ 1.298,00

40 Litros
R$ 519,20

R$ 9.345,60

 

Diversos

Tipo

Consumo Mensal antes do Sistema RestoClean

Consumo Mensal APÓS a implementação do Sistema RestoClean

Redução Anual com o Sistema RestoClean

Fibraço

60 und
R$ 18,00

0 und
R$ 0,00

R$ 216,00

Horas economizadas: Estimadas

Não houve redução de mão de obra no setor, somente uma otimização de 50% no tempo de higienização, com maior eficiência na limpeza dos espetos.
Economia de água (cliente)

Estimativa de Redução do Consumo de Água / Dia

 

Redução Mensal

 

Redução Anual

200 litros/dia
R$ 28,57

R$ 857,10

R$ 10.285,20

 


DEMAIS BENEFÍCIOS:

– Diminuição da rotatividade de funcionários “turnover” e maior satisfação utilizando o sistema RestoClean;

– Redução da carga bacteriana dos utensílios (Sistema RestoClean elimina 100% da gordura carbonizada e possui poder bactericida);

– Redução da compra de esponjas e o consumo mensal de detergentes;

– Menores problemas com Segurança do Trabalho, como manuseio dos produtos tóxicos e redução em falta dos funcionários por problemas físicos (como dor de braço, tendinite, etc.);

– Houve uma redução significativa na reposição de pratos, uma vez que todos os meses , os mesmos são decapados , não sendo necessário substituir o estoque com tanta frequência;